31 outubro 2011

Tunel do tempo da moda: Década de 30

“ Deve de ser cisma minha, mas a única maneira ainda, de imaginar a minha vida, é vê-la como um musical dos anos trinta.” Como diz a letra do saudoso Renato Russo, amo essa década, simplesmente me fascina!

Decência era a palavra na boca das mulheres. Por isso, os maiôs eram macaquinhos enormes. Com os milionários ficando na miséria por conta de crise de 1929, principalmente em New York, as tendências também tiveram um corte. Os cabelos eram curtos e ondulados. Surgiram assim duas tendências usadas até hoje. Os óculos escuros, usados por astros do cinema e o militarismo nas vestimentas, por conta do inicio da 2ª Guerra Mundial.

Sabe essa golinha branca ou bordada redonda, que se vê em alguns vestidos por ai? Vem dessa época, os vestidos usados por Graziela Massafera em O Cravo e a Rosa... Eles são uma retratação fiel aos anos 30.

O Brasil era embalado por Rosa de Pixinguinha, lembrou?! Não? E com ajudinha... "Tu és, divina e graciosa, estátua majestosa". Ficou fácil, né?! É aqui que surge Carmem Miranda e seus coloridos vestidos tropicais. Getulio Vargas iniciava no poder, trazendo o desenvolvimento industrial, muito revolucionário para um país que vivia da agropecuária cafeeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário