28 fevereiro 2012

Tunel do Tempo - Década de 60

Chegou eba eba minha década favorita, como queria ter nascido antes dos anos 60 para dançar músicas da jovem guarda e brilhantina. Como queria não ter estilo e sair de dia de hippe a tarde de meia soquete e a noite de pretinho básico.

Falar de moda da década é dizer que vai e volta, usamos nos dias atuais quem não teve uma calça boca de sino, blusa hippe, minissaia e inveja mortal dos cabelos longo soltos no estilo a top Gisele, tudo nascido e consagrado em 60.

Ir ao cinema era o programa muito intencional (qualquer semelhança não é mera coincidência) assistir O pagador de promessa era ser muito culti e o surgimento do termo “pretinho básico” foi ditado pelo filme “Bonequinha de luxo” virando tendência mais que garantida do século ditada do filme, ninguém menos que o francês Givenchy.

São tantas emoções nessa época, Brasil tinha a jovem guarda com Wanderleia, Roberto Carlos e Erasmo Carlos tirando o sono das mocinhas. Clube da Esquina de Milton Nascimento e Tom Jobim, elaborando as melodias mais lindas. Com os Festivais de Musica Popular Brasileira, nasce Elis Regina, Vinícius de Morais, Edu Lobo, Chico Buarque, Nara Leão, o movimento Tropicália de Caetano Veloso e Gilberto Gil revoluciona tanto que resulta na expulsão de ambos do território brasileiro e Os mutantes, sem comentários para Rita Lee diva. O mundo vivia o fenômeno Beatles, Rolling Stones, Bob Dylan eram garantias de desmaios e gritos frenéticos.


Marcada por rebeldia, feminismo, pírula anticoncepcional, revoluções juvenis, o inicio da serie como 007, TV Colorida, Rede Globo. Ufa! Confesso que quando minha mãe estava contando o que viveu pensei que os olhos dela eram faróis de milha de tão reluzentes com o passado não tão distante e muito emocionante.

Vocês estão achando estranho nós esta falando da década de 60, pois é são todas modas que voltaram. É por isso que amo essa década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário